Solicitações
📍 Solicitação de exame de qualificação/defesa.
- Para dar entrada no processo de solicitação do exame de qualificação/defesa, é necessário seguir os seguintes passos.
1️° Passo: O(a) discente ou o(a) orientador(a) deve enviar para o e-mail do programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
•Requerimento de solicitação preenchido indicando os membros da banca examinadora, com nome completo, e-mail institucional, instituição de origem, data, e horário. (REQUERIMENTO)
•Anexar a versão atual do projeto de pesquisa (em PDF).
•Encaminhar o projeto e o requerimento preenchido à coordenação do programa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com no mínimo 20 dias de antecedência da data pretendida.
⚠️Atenção: O envio de ambos os documentos é obrigatório.
👉 Não será possível dar andamento à solicitação nem agendar a qualificação sem o recebimento completo do requerimento e do projeto.2️° Passo: Recebimento pela Secretaria:
A Secretaria recebe os documentos e confere se o projeto está anexado ao requerimento
⚠️ Caso falte algum documento ou dado, será solicitada a complementação por e-mail.
3️° Passo: Encaminhamento à Coordenação
A documentação é enviada para a Coordenação do Programa, que:-
Dá anuência à composição da banca indicada no requerimento, ou
-
Solicita ajustes, se necessário
4️° Passo: Envio do Projeto e Convites realizado pela Secretaria
Os convites (em PDF) e o projeto de dissertação são enviados por e-mail aos membros da banca e ao aluno -
- Importante: O exame deve ser em formato híbrido ou 100% presencial, conforme instrução normativa GAB N.° 2, 3 DE DEZEMBRO DE 2024, não podendo ser somente online/virtual.
📍 Solicitação de Prorrogação de Exame de Qualificação/Defesa
Etapas para Solicitação de Prorrogação.
1° Passo: Deverá ser preenchido o Requerimento institucional pelo discente. (Requerimento)
2° Passo: Após o preenchimento do Requerimento, deverá ser encaminhado à Secretaria da Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para ciência e manifestação da Coordenação do Programa.
3° Passo: Em seguida, a solicitação será incluída na pauta da próxima reunião do Colegiado do PPGENF, conforme o curso de origem do(a) discente, para deliberação e aprovação. Conforme disposto no Regimento Interno do PPGENF/UFAM, o prazo máximo de prorrogação permitido é de até 06 (seis) meses, contados a partir da data de encerramento regular do curso.
❌Não há previsão regimental de prorrogação da prorrogação após o deferimento do primeiro pedido. Portanto, é vedada a solicitação de nova prorrogação após esgotado o período autorizado, mesmo que parcialmente utilizado. O descumprimento do prazo final, sem defesa da dissertação, poderá acarretar o desligamento compulsório do(a) discente do Programa, conforme previsto nas normas vigentes.
📍 Solicitação de Expedição de Diploma.
- Para solicitar a expedição de diploma é necessário, encaminhar toda a documentação para o email institucional Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
-
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS:
1. Preenchimento do formulário em anexo (Requerimento de Diploma);
2. Diploma da Graduação (frente e verso);
3. Histórico da Graduação (frente e verso - se for o caso);
4. Registro Geral – RG;
5. CPF;
6. Certidão de Nascimento ou Casamento;
7. Passaporte para estrangeiros;
8. Declaração de Nada Consta da Biblioteca Central, PARA EFEITO: FORMAÇÃO (https://biblioteca.ufam.edu.br/)
9. Declaração de depósito no TEDE (https://biblioteca.ufam.edu.br/)
10.Declaração de acerto com a Agência de Fomento, se bolsista.
11. Comprovante de envio de aprovação de Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (12 meses a contar da data da matrícula).
12. Declaração de envio do artigo de Dissertação.⚠️ A Coordenação do PPGENF/UFAM cria Processo SEI próprio com Ofício de solicitação a ser assinado pelo coordenador do PPGENF e Ata de Defesa.
A Coordenadora Acadêmica da Propesp fica responsável pelo avanço do Processo, em diálogo com a Coordenação do PPGENF. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) divulga em seu site as datas e listagem de egressos para entregas de Diplomas e Certificados pela PROPESP (https://propesp.ufam.edu.br/).
📍 Solicitação de mudança de título Projeto/Plano FAPEAM. - Para requerer mudança de título do projeto/FAPEAM:
1° Passo: Discente solicita via email o pedido por meio do REQUERIMENTO, e encaminha para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
2° Passo: Coordenação anexa como pauta para reunião do colegiado
3° Passo: Após reunião do colegiado com a ATA de ciência do colegiado, a secretaria inicia abertura de processo no SEI.Solicitação deve conter os seguintes documentos abaixo:
1- Ofício - com justificativa - motivação da substituição, confirmando a solicitação apresentada pelo bolsista e seu orientador (anexado pela secretaria)
2 - Documento apresentado pelo(a) bolsista com chancela do(a) orientador(a) e do bolsista - (poderá ser um requerimento do(a) bolsista, constando sua assinatura e a assinatura do(a) orientador(a))
3 - Ata do Colegiado - com as motivações da substituição (anexado pela secretaria)
4 – Plano de Atividade – anterior e atual (constando os ajustes feitos), se necessário -
OBS: Caso haja outros itens do projeto alterados, encaminhar também plano de atividade – atual e anterior - DEVE COLOCAR, CONFORME NOVA EXIGÊNCIA DA FAPEAM (item4).
📍 Solicitação troca de orientador/ FAPEAM.
1° Passo: Orientador/discente solicita a troca por meio do REQUERIMENTO/ou DOCUMENTO CONJUNTO (bolsista e orientador) com justificativas /motivações da troca, assinada pelo bolsista e pelo orientador que é encaminhado ao email do programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
2°Passo: Secretaria encaminha o pedido para COORDENAÇÃO analisar.
3°Passo: A COORDENAÇÃO passa na reunião do colegiado para aprovação, e constar na ATA
4°Passo: Secretaria Inicia o processo no SEI, anexando documentos necessários ao processo (ofício, requerimento de solicitação, ata)
5°Passo: Secretaria encaminha para unidade responsável DPI/PROPESP, se for FAPEAM.
⚠️A TROCA DEVE OCORRER OUVIDAS AMBAS AS PARTES, MEDIANTE JUSTIFICATIVA ENCAMINHADA AO COORDENADOR E DECLARAÇÃO ESCRITA DE ACEITAÇÃO DO NOVO DOCENTE ORIENTADOR,conforme regimento art 68 §1°.
⚠️A SOLICITAÇÃO PARA TROCA DE ORIENTAÇÃO SÓ PODERÁ SER REALIZADA ATÉ O FINAL DO PRIMEIRO ANO DO CURSO PARA MESTRADO E ATÉ O FINAL DO SEGUNDO ANO PARA O DOUTORADO, conforme regimento art 68 §2°
📍 Solicitação de Coorientação.1° Passo: Orientador solicita inclusão de coorientador via email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , por meio do REQUERIMENTO
2°Passo: Secretaria recebe sua solicitação e encaminha para Coordenação.
3°Passo: Coordenação passa pela reunião do colegiado para deliberação e constar na ata.
4° Passo: Secretaria cria a carta de aceite que será enviado para formalizar o pedido ao orientador e coorientador.
⚠️ART.70 do regimento: §1°O coorientador pode ser ser externo ou interno ao PPGENF UEPA/UFAM;
§ 2°Coorientador deverá ter título de doutor ou notório saber na área de investigação da dissertação ou tese em desenvolvimento, com experiência e produção técnico-cientifica relevante;
§3° O coorientador deverá apresentar: Currículo lates atualizado, cópia do diploma de doutor, carta de anuência indicando interesse e disponibilidade na coorientação.📍 Solicitações de Aproveitamento de Disciplinas.
1° Passo: Discente solicita via email o pedido de APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS, encaminhando o REQUERIMENTO com as informações das disciplinas que deseja aproveitar - OBSERVAÇÃO: Conforme regimento do PPGENF-UEPA/UFAM poderão ser validados até 12 de créditos de curso de pós-graduação strictu sensu mestrado
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