Solicitações
📍 Solicitação de Exame de Qualificação/Defesa.
- Para dar entrada no processo de solicitação do Exame de Qualificação/Defesa, é necessário seguir os seguintes passos.
1️° Passo: O(a) Docente Orientador(a) deve enviar para o e-mail do programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Artigo 29, Inciso XVII)
•Requerimento de solicitação preenchido indicando os membros da banca examinadora, com nome completo, e-mail institucional, instituição de origem, data, e horário. (REQUERIMENTO)
•Anexar a versão atual do projeto de pesquisa (em PDF).
•Encaminhar o projeto e o requerimento preenchido à coordenação do programa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com no mínimo 20 dias de antecedência da data pretendida.
⚠️Atenção: O envio de ambos os documentos é obrigatório.2️° Passo: Recebimento pela Secretaria e Encaminhamento à Coordenação.
A Secretaria recebe os documentos e encaminha para a Coordenação:
-
em conformidade com o regimento interno do Programa artigo 29, inciso XVIII é encaminhado, para apreciação, o pedido de composição da banca de qualificação/defesa.
-
Solicita ajustes, se necessário
⚠️ Caso falte algum documento ou dado, será solicitada a complementação por e-mai
3° Passo: Envio do Projeto e Convites realizado pela Secretaria
O convite (em PDF) e o projeto de dissertação são enviados por e-mail aos membros da banca e ao mestrando/doutorando. -
- Importante: O exame deve ser em formato híbrido ou 100% presencial, conforme instrução normativa GAB N.° 2, 3 DE DEZEMBRO DE 2024, não podendo ser somente online/virtual.
- Artigo 33: O Discente de Mestrado deverá realizar o Exame de Qualificação em até 18 meses e a Defesa em até 24 meses após ingresso no curso, salvo excepcionalidade.
- Artigo 34: O Discente de Doutorado deverá realizar o Exame de Qualificação em até 24 meses e a Defesa em até 48 meses após ingresso no curso, salvo excepcionalidade.
⚠️Artigo 74 §1° Para a DEFESA DA DISSERTAÇÃO, o discente deverá ter, pelo menos, um artigo com coorientador/ou outro docente do PPGENF UEPA/UFAM, após o seu ingresso no curso. Este deverá estar aceito ou publicado em revista indexada nacional ou internacional com fator de impacto correspondente a revistas indexadas com QUALIS B1 ou SUPERIOR na CAPES.
📍 Solicitação de Prorrogação de Exame de Qualificação/Defesa
Etapas para Solicitação de Prorrogação.
1° Passo: Deverá ser preenchido o Requerimento institucional pelo discente. (Requerimento)
2° Passo: Após o preenchimento do Requerimento, deverá ser encaminhado à Secretaria da Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para ciência e manifestação da Coordenação do Programa.
3° Passo: Em seguida, a solicitação será incluída na pauta de reunião do Colegiado do PPGENF, conforme o curso de origem do(a) discente, para deliberação e aprovação. Conforme disposto no Regimento Interno do PPGENF/UFAM, o prazo máximo de prorrogação permitido é de até 06 (seis) meses, contados a partir da data de encerramento regular do curso.
❌Não há previsão regimental de prorrogação da prorrogação após o deferimento do primeiro pedido. Portanto, é vedada a solicitação de nova prorrogação após esgotado o período autorizado, mesmo que parcialmente utilizado. O descumprimento do prazo final, sem defesa da dissertação, poderá acarretar o desligamento compulsório do(a) discente do Programa, conforme previsto nas normas vigentes.
📍 Solicitação de Mudança de Título (Projeto/Plano) FAPEAM.
- Para Requerer Mudança de Título do Projeto/FAPEAM:
1° Passo: Discente solicita via email o pedido por meio do REQUERIMENTO, e encaminha para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
2° Passo: Coordenação anexa como pauta para reunião do colegiado para deliberação e aprovação.
3° Passo: Após reunião do colegiado, a secretaria inicia abertura de processo no SEI.Solicitação deve conter os seguintes documentos abaixo:
1- Ofício - com justificativa - motivação da substituição, confirmando a solicitação apresentada pelo bolsista e seu orientador (anexado pela secretaria)
2 - Documento apresentado pelo(a) bolsista com chancela do(a) orientador(a) e do bolsista - (poderá ser um requerimento do(a) bolsista, constando sua assinatura e a assinatura do(a) orientador(a))
3 - Ata do Colegiado - com as motivações da substituição (anexado pela secretaria)
4 – Plano de Atividade – anterior e atual (constando os ajustes feitos), se necessário -
OBS: Caso haja outros itens do projeto alterados, encaminhar também plano de atividade – atual e anterior - DEVE COLOCAR, CONFORME NOVA EXIGÊNCIA DA FAPEAM (item4).
📍 Solicitação Troca de Orientador/ FAPEAM.
1° Passo: Orientador/discente solicita a troca por meio do REQUERIMENTO/ou DOCUMENTO CONJUNTO (bolsista e orientador) com justificativas /motivações da troca, assinada pelo bolsista e pelo orientador que é encaminhado ao email do programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
2°Passo: Secretaria encaminha o pedido para COORDENAÇÃO.
3°Passo: A COORDENAÇÃO passa na reunião do colegiado para deliberação e aprovação.
4°Passo: Secretaria Inicia o processo no SEI, anexando documentos necessários ao processo (ofício, requerimento de solicitação, ata)
5°Passo: Secretaria encaminha para unidade responsável DPI/PROPESP, se for FAPEAM.
⚠️A TROCA DEVE OCORRER OUVIDAS AMBAS AS PARTES, MEDIANTE JUSTIFICATIVA ENCAMINHADA AO COORDENADOR E DECLARAÇÃO ESCRITA DE ACEITAÇÃO DO NOVO DOCENTE ORIENTADOR, conforme regimento Art. 68 §1°.
⚠️A SOLICITAÇÃO PARA TROCA DE ORIENTAÇÃO SÓ PODERÁ SER REALIZADA ATÉ O FINAL DO PRIMEIRO ANO DO CURSO PARA MESTRADO E ATÉ O FINAL DO SEGUNDO ANO PARA O DOUTORADO, conforme regimento Art. 68 §2°
📍 Solicitação de Coorientação.1° Passo: Orientador solicita inclusão de coorientador via email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , por meio do REQUERIMENTO
2°Passo: Secretaria recebe sua solicitação e encaminha para Coordenação.
3°Passo: Coordenação passa pela reunião do colegiado para deliberação e aprovação.
4° Passo: Secretaria cria a carta de aceite que será enviado para formalizar o pedido ao orientador e coorientador.
⚠️ART.70 do regimento: §1°O coorientador pode ser ser externo ou interno ao PPGENF UEPA/UFAM;
§ 2°Coorientador deverá ter título de doutor ou notório saber na área de investigação da dissertação ou tese em desenvolvimento, com experiência e produção técnico-cientifica relevante;
§3° O coorientador deverá apresentar: Currículo lates atualizado, cópia do diploma de doutor, carta de anuência indicando interesse e disponibilidade na coorientação.
📍 Solicitações de Aproveitamento de Disciplinas.
1° Passo: Discente solicita via email o pedido de APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS, encaminhando o REQUERIMENTO com as informações das disciplinas que deseja aproveitar - OBSERVAÇÃO: Conforme regimento do PPGENF-UEPA/UFAM poderão ser validados até 12 de créditos de curso de pós-graduação strictu sensu mestrado.
📍 Solicitações de Email Institucional.
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